“O cumprimento das profecias estão acelerando”, diz arqueóloga de Israel

A arqueóloga Anarina Heymann encara as recentes descobertas como uma fusão entre a arqueologia e as profecias bíblicas.

FONTE:

ATUALIZADO: 28 de setembro de 2017

Embora muitos acreditem que a Cidade Velha de Jerusalém é o local onde o rei Davi estabeleceu sua capital, arqueólogos estão descobrindo o que seria originalmente a Cidade de Davi.

“Até 150 anos atrás, todos pensavam que a antiga Jerusalém bíblica estava dentro dos limites da Cidade Velha”, disse a arqueóloga Anarina Heymann, que atua como coordenadora de divulgação da Cidade de Davi, à CBN News.

Heymann explica que a cidade de Davi ficou escondida por quase 2 mil anos até que o arqueólogo britânico Charles Warren começou a escavá-la. “Quando Warren fez suas descobertas, comprovou que a antiga Jerusalém está fora do que hoje chamamos de Cidade Velha”, esclareceu.

A descoberta do sistema de túnel conhecido como “Eixo de Warren” conta visualmente como o rei Davi capturou a cidade e ilustra relatos bíblicos. “Muitas vezes, quando fazemos escavações, também não sabemos o que estamos procurando e temos de ir à Bíblia”, disse Heymann. “A Bíblia vem primeiro e depois as escavações. Quando juntamos os dois fatores, isso nos dá a imagem completa sobre a antiga Jerusalém”.

Há mais de dez anos, os arqueólogos descobriram outro local de importância bíblica — o Tanque de Siloé, que foi alimentado pela Fonte de Giom. O tanque foi o lugar onde Jesus curou o cego e também onde o povo judeu se reuniu para as Festas do Senhor.

“Três vezes por ano, todos os homens tiveram que vir ao mikvah (banho ritual) neste tanque e de lá se preparavam para ir ao Monte do Templo. Esta é a caminhada, a ascensão final, que todos os peregrinos podem fazer novamente quando visitam Jerusalém”, explicou a arqueóloga.

Cumprimento das profecias

Heymann encara as recentes descobertas como uma fusão entre a arqueologia e as profecias bíblicas. “Algo incrível está acontecendo, porque você vê que agora estamos escavando esta estrada e a profecia novamente está sendo cumprida. Isaías diz: ‘Passem, passem pelas portas! Preparem o caminho para o povo. Construam, construam a estrada! Removam as pedras. Ergam uma bandeira para as nações’”, lembrou a arqueóloga.

“Estamos começando a ver na última década, o modelo. Ele está começando a compartilhar novamente como era sua aparência. Então, você pode ver como o cumprimento da profecia está acelerando enquanto nós avançamos aqui. É dito [em hebraico]: ‘Sacode a poeira, se levante, tome o seu lugar legítimo, Jerusalém’. Se você notar as escavações aqui diariamente, você pode ver o pó desta terra literalmente voando. A cidade está sacudindo a poeira”.

-->

VEJA MAIS


COMENTÁRIOS