Presidente de Israel nomeia formalmente Netanyahu como primeiro-ministro

Benjamin Netanyahu foi encarregado pelo presidente de Israel de formar novo governo.

FONTE: GUIAME

ATUALIZADO: 25 de abril de 2019

Reuven Rivlin e Benjamin Netanyahu

O presidente de Israel, Reuven Rivlin, nomeou Benjamin Netanyahu para o quarto mandato consecutivo como primeiro-ministro do país.

Em um dos poucos papéis não cerimoniais do presidente, Rivlin encarregou Netanyahu na quarta-feira (17) de formar o próximo governo israelense em 42 dias.

O movimento era esperado depois que o partido de Netanyahu, Likud, teve votação acirrada com a oposição nas eleições parlamentares da semana passada.

Rivlin recebeu consultas pós-eleitorais com líderes partidários esta semana para ouvir suas recomendações sobre quem deveria servir como o próximo primeiro-ministro.

Durante cerimônia oficial, Rivlin anunciou que uma maioria de 65 deputados dos 120 da Câmara recomendou Netanyahu para dirigir o governo. Isso indica que o atual premiê conseguiu formar uma coalizão governamental de partidos de direita e religiosos.

Netanyahu está no poder ininterruptamente desde 2009 e totaliza 13 anos, se contabilizado seu mandato anterior, entre 1996 e 1999. Tanto tempo à frente do governo excede o recorde de longevidade de David Ben Gurion, fundador do Estado de Israel.

COMENTÁRIOS